CONSTRUÇÃO

Aditivos Celulósicos

A MC Química conta com a parceria de produtores que disponibilizam de engenharia de produção avançada e matéria prima de alta qualidade para a produção de HPMC-hidroxipropil metil celulose, HEMC- hidroxietil metil celulose, HEC- hidroxietil celulose e CMC- carboximetil celulose de sódio com várias faixas de viscosidade, alto grau de substituição, alta pureza e excelente estabilidade.

Os CELULÒSICOS são essenciais para a fabricação de diversos produtos na construção civil. Utilizados praticamente em toda a cadeia construtiva, desde fundações até a etapa final de acabamento. HPMC promove retenção de água adequada para hidratação mais eficiente de diferentes tipos de aglomerantes; ajudam na trabalhabilidade e aplicabilidade do material; promove adesividade tempo em aberto e baixo deslizamento em produtos cimentícios.

A MC Química possui éteres de celulose de alta, média, baixa e baixíssima viscosidade para atender as diferentes possibilidades de aplicações:

AplicaçõesCaracterísticas
Argamassa para Revestimento de paredes e tetosBaixa viscosidade
Argamassa para Assentamento de blocos e tijolosBaixa viscosidade
Argamassa ColanteMédia e Alta viscosidade
Argamassa para RejuntamentoBaixa e Média viscosidade
Argamassa AutonivelantesBaixa viscosidade
Argamassa DecorativaBaixa, Média e Alta viscosidade
Produtos a base de GessoMédia e Alta viscosidade
Tintas e massas acrílicasMédia e Alta viscosidade

POLÍMEROS À BASE DE VAE

A MC Química possui uma linha de polímeros dispersíveis em pó e emulsões (com no mínimo 50% de sólidos) a base de VAE-copolímeros de acetato de vinila-etileno- utilizada na produção de argamassas com características e propriedades altamente superiores.

Os polímeros da MC Química conferem maior aderência às argamassas cimentícias em diversos tipos de superfícies. Melhoram as propriedades mecânicas, aumentando a flexibilidade, a capacidade de deformação e a resistência à abrasão. Classes de produtos apresentam propriedades especificas como fluidez e hidrofobicidade permitindo maior liberdade no desenvolvimento das formulações.

Os polímeros à base de VAE na forma de PÓ DISPERSÍVEL ou na forma de EMULSÂO foram desenvolvidos para atender as mais variadas aplicações:

Aplicações
Argamassa para assentamento de blocos e tijolos
Argamassa colante
Argamassa para rejuntamento
Argamassa autonivelante
Argamassa decorativa
Produtos a base de gesso
Argamassa impermeabilizante monocomponente e bicomponente
Primer e pontes de aderência
Tintas imobiliárias com baixo VOC
Produtos anti-chama.

REDUTORES DE ÁGUA

A linha de redutores de água da MC Química é composta por PLASTIFICANTE o Lignosulfonato de sódio e SUPERPLASTIFICANTES com base química de Policarboxilato de sódio.

Dependendo da dosagem desses aditivos, pode-se conseguir melhora na trabalhabilidade das argamassas e concretos sem a alteração da relação água:cimento, ou para uma mesma consistência, permitem a redução da quantidade de água adicionada promovendo um aumento de resistência, ou ainda a preparação de uma argamassa fluida.

São compatíveis com diferentes tipos de cargas minerais e aglomerantes. Indicado para produtos que necessitem de fluidez e reologia controlada como:

Aplicações
Argamassas colantes e rejuntamento
Argamassa de revestimento
Argamassa autonivelante
Graute e microconcreto
Concreto autoadensável

INCORPORADOR DE AR

O aditivo incorporador de ar da MC Química é um LSS -Lauril Sulfato de Sódio- que possibilita a formação intencional de microbolhas de ar com distribuição uniforme na massa melhorando as propriedades no estado fresco e endurecido de argamassas e concretos.

Aditivos incorporadores de ar são utilizados em:

Aplicações
Argamassas de revestimento
Argamassas de assentamento
Concretos e outros materiais

MODIFICADORES DE PEGA

Os aditivos modificadores de pega são empregados para modificar acelerando ou retardando a cinética do processo de hidratação do cimento.

Aceleradores: São utilizados em formulações empregadas em obras que exigem rápida liberação ou que necessitem de produtos com desempenho superior. Os aceleradores da MC Química possuem as bases químicas: sulfoaluminato de cálcio, aluminato de cálcio e formiato de cálcio.

Retardadores: proporcionam um aumento no tempo de trabalhabilidade e acabamento da mistura. Aditivo bastante utilizado em argamassas autonivelantes em conjunto com aceleradores.

Aditivos modificadores de pega são utilizados em:

Aplicações
Argamassas e concretos de rápida liberação
Argamassas de reparos
Pré-moldados
Argamassas autonivelantes
Grautes especiais

REDUTOR OU COMPENSADOR DE RETRAÇÃO

A MC Química fornece para o seguimento da construção civil o aditivo indicado para reduzir ou compensar a retração de produtos cimentícios. Seu uso proporciona a diminuição da formação de fissuras causadas pela retração, como consequência, a durabilidade de concretos e argamassas é melhorada devido à diminuição da permeabilidade.

Os aditivos controladores de retração são indicados para a produção:

Aplicações
Fabricação de concretos de alto desempenho (vigas, pilares, painéis)
Pisos industriais e autonivelantes
Pisos de Câmaras Frigoríficas
Aduelas e tubos
Pisos com altos requisitos de durabilidade e baixa permeabilidade
Pisos com Alto Tráfego de Empilhadeiras (largura menor das juntas de retração)
Pré-moldados

PIGMENTO BRANCO

O pigmento branco distribuído pela MC Química é um dióxido de titânio TiO2 na fase Anatase utilizado em várias aplicações. Na produção de tintas contribui para a melhor cobertura e alvura, resistência a intempéries e brilho.

Indicado para a produção de:

Aplicações
Tintas e vernizes
Papéis
Alimentos
Borrachas